ARQUITETURA MODERNA DE LONDRES (REINO UNIDO)

Pode-se ir a Londres por inúmeros fatores, cultura, compras, em busca de musicais, para fazer uma escala entre voos ou para admirar a sua arquitetura. Seja qual for a vossa razão, Londres vai-vos sempre surpreender.

Londres é uma cidade que após a segunda guerra mundial decidiu arrojar na sua arquitetura. Não é que nas nossas primeiras visitas não tenhamos reparado nos fabulosos arranha-céus, mas foi em 2020 que decidimos que mais do que em busca de atrações turísticas, íamos atrás de edifícios bonitos, ou pelo menos, fora do normal.

The Gherkin

Lemos num site de arquitetura que é conhecido como o pepino em conserva. Really? Faz-nos lembrar uma bala, agora um pepino? Nunca na vida.

Neste lugar ficava o Baltic Exchange, destruído por uma bomba em 1992. O desenho é de Norman Foster e a sua construção terminou em dezembro de 2003. São 41 andares, 180 metros de altura e tem vários restaurantes dentro.

arquitetura Londres

Lloyd’s of London

Renzo Piano e Richard Rogers desenharam o edifício que foi construído em 1986. É de metal e vidro e já foi cenário de filmes.

O Lloyd’s, para quem não conhece, foi um dos primeiros bancos utilizados pela Revolut. O banco tem na sua sede um edifício que por momentos parece uma fábrica no meio da cidade, mas depois de circular em baixo percebem que são escritórios.

arquitetura Londres

Conseguem ver nas fotos acima o Willis Towers Watson e o The Scalpel. Ficam encostados ao Lloyd’s.

20 Fenchurch Street

O 20 Fenchurch Street (nome da rua), conhecido como Walkie Talkie ou Sky Garden, pelo nome do seu jardim no último piso, apresenta-se como o jardim público mais alto de Londres. Aliás o seu jardim fica no último piso, onde também têm uma vista panorâmica para toda a cidade. A subida é grátis, mas para subir durante o dia é necessário reservar com várias semanas de antecedência (aqui). Nós subimos ao final do dia, esperando numa fila que se forma depois das 18h. Se tiverem reserva nos restaurantes (Fenchurch e Darwin) sobem logo.

O edifício é de Rafael Viñoly e o jardim de Gillespies. Foi desenhado em 2004.

arquitetura Londres
Vista do Sky Garden

The Leadenhall Building

Fica junto ao Lloyd’s e ao Gherkin. O edifício é de RSH+P e foi desenhado com cuidado, para não tirar da vista a catedral de São Paulo e o Palácio de Westminster. Perto encontrámos o mercado Leadenhall e pareceu-nos um bom local para um copo de final de dia.

arquitetura Londres

22 Bishopsgate

Esta obra da arquitetura de Londres foi terminada em 2020. O Twenty Two tem 278m de altura espalhados em 62 andares. É um projecto de PLP Architecture. Tem um mercado, um parque de bicicletas, ginásio, um piso panorâmico com restaurante e bar.

arquitetura Londres

The Shard

O edifício foi desenhado por Renzo Piano. É o edifício mais alto de Londres, 72 andares, e o sexto mais alto da Europa. Foi inaugurado em julho de 2012. Os elevadores são os mais rápidos de Londres (6m/s). No piso 72 existe um deck aberto (The View), pago. Ir ao deck custa 25£, mas por 33£ têm um livro guia, 4 fotos de souvenir e fast track. Por mais 3£ podem subir uma segunda vez à noite. Podem comprar os bilhetes aqui.

Central Saint Giles

O edifício foi terminado em maio de 2010, e é um trabalho de Renzo Piano. Não é uma obra mestre da arquitetura contemporânea, mas destaca-se. As coloridas fachadas em verde, lima, amarelo e laranja envolvem um pátio público.

Barbican

Vamos viajar no tempo para uma arquitetura de Londres menos contemporânea. Estamos perante um clássico exemplo de brutalismo em Londres. Em 2003 foi votado como o edifício mais feio da cidade. Só que Barbican é mais do que um edifício, é uma “cidade” dentro da cidade. Tem escola, apartamentos, clínicas, jardins, biblioteca e igreja.

Pode ser visitado num tour de arquitetura durante 90 minutos.

arquitetura Londres

Há muitos mais a referir, quando se fala na arquitetura de Londres, como o City Hall e outros edifícios que vão aparecendo a cada ano. Sugerimos que vejam por vocês, numa visita à cidade.

Este artigo pode conter links afiliados.

Não se esqueçam de viajar com seguro, nós trabalhamos com a IATI e connosco recebem 5% de desconto.

Iati seguros

Spread the love

365 DIAS NO MUNDO

Somos um casal de viajantes com uma lista de viagens por realizar que está sempre a crescer. Juntos viajamos para conhecer a história, a cultura, as pessoas e a gastronomia de outros lugares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: