DICAS: VIAJAR DE CARRO COM BEBÉS

Já temos férias marcadas com a Maria, por isso queríamos testar a tolerância dela às saídas de casa com um fim de semana. A nossa bebé fez dois meses, levou as vacinas e nós escolhemos a Serra da Estrela como destino para o nosso primeiro fim de semana a três. Viajar de carro com recém nascidos pode ser desafiante. São as horas de permanência no ovo, a necessidade de mamar e dependendo do bebé a vontade que têm de estar conectados aos pais, ou seja de receber atenção. Por fim, nem todos os bebés gostam de andar de carro.

Sabíamos que tínhamos que a manter no ovo, ou babycoque, até 2h e isso obrigava a planear a viagem. Saímos de Fafe e calculámos que teríamos de parar perto de Viseu. Foi uma paragem intencional porque desde outubro que queríamos experimentar um restaurante. A Maria fez toda a viagem (1h e 40 minutos) a dormir, por isso não fomos obrigados a parar para amamentar ou mudar fraldas, mas como isto pode acontecer, convém ter alguma flexibilidade horária para incluir uma paragem extra. Do Rebordinho a Manteigas fizemos mais hora e meia de viagem.

Cuidados a ter:

  • a cadeira auto (babycoque, ou cadeira evolutiva) deve ser homologada pelo R44 ou R129 (este para cadeiras com isofix). O nosso doona tem a base isofix, e antes do doona usámos um jané também com isofix. Recomendamos porque sentimos maior segurança quanto à correcta instalação da cadeira, mas podem sempre ser colocados com o sistema de cintos. Podem ler aqui o guia de segurança da APSI.
  • proteger o bebé do sol, o nosso carro já tem uma persiana para tapar o sol, mas podem usar um tapa sol de encaixar. Também funciona o velho método de trilhar uma fralda de pano na janela.
  • há bebés que precisam de ruídos brancos para acalmar e reagir menos a sons imprevistos, tenham só o cuidado de nem aproximar muito o telemóvel do bebé, ou de escolher uma caixa de ruído branco com o volume alto.
  • o bebé deve estar confortável, nem muito quente, nem muito frio. Por causa do sistema de cintos tirar um casaco em segurança é mais difícil, o ideal é colocar só uma manta por cima.
  • se viajarem dois adultos com o recém nascido é ideal que um viaje atrás. Aqui é a Raquel que vai atrás com a nossa filha. Caso viaje só um adulto devem ter um espelho que encaixa no banco onde está a cadeira auto para que consigam ver o bebé. Nós temos um e confessamos que funciona pior do que imaginámos.
  • as coisas do bebé que podem ser necessárias devem estar acessíveis, muda fraldas, fraldas e toalhitas, brinquedos preferidos, doudou, caixa de música, muda de roupa, fralda de pano.
Spread the love

Raquel

Gosto de viajar depressa ou devagar. Gosto de conhecer pessoas, de ouvir as suas histórias, de experimentar as comidas dos países que visito. Falo pelos cotovelos e tenho uma lista de sítios a conhecer que todos os anos duplica de tamanho. Não gosto de desporto, mas de vez em quando perco a cabeça e experimento algum novo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: